"Avatar é começo de uma nova era"

bag2006

Registered
Messages
4,849
Já está em exibição o filme mais esperado dos últimos anos. James Cameron é o génio por detrás de "Avatar".

Mas não trabalhou sozinho. Estivemos a falar com um dos principais desenhadores das personagens centrais do filme, Joseph Pepe.

Qual foi exactamente o seu trabalho no filme?

Fui o desenhador principal das personagens para o Stan Winston Studio (agora chamado Legacy EFX) e o principal artista para os rostos, padrões e bioluminiscência das personagens centrais. Durante a produção de "Avatar" confiaram-me de início um trabalho de duas semanas: pegar nos desenhos a lápis de Jim Cameron da personagem de Neytiri e interpretá-la no meu estilo artístico.

Porque razão acha que James Cameron pensou em si?

O que ele estava à procura era de uma versão foto-realista da ideia dele e a minha técnica artística era muito apropriada. Tirei fotos de modelos e modifiquei-as para se adequarem às ideias dele em design, cor e padrões, usando o photoshop. Felizmente para mim, essas duas semanas de trabalho transformaram-se em dois anos e meio de desenho.

Onde é que se inspirou para fazer esse trabalho?

Sempre admirei os filmes de Cameron. Sou fã do seu trabalho. Sempre o quis conhecer ou trabalhar com ele porque poderia assim fazer parte de algo de revolucionário. Missão cumprida!

Que tipo de ligação tinham com outros desenhadores do filme?

O nosso estúdio manteve-se em contacto com a Lightstorm Entertainment e eventualmente com a WETA quando eles se juntaram ao projecto, através da Internet e de encontros semanais com Jim Cameron e Neville Page. Durante dois anos e meio mostrei-lhe desenhos em 2D no meu portátil, depois bustos em barro das personagens e finalmente modelos digitais em 3D.

Foi diferente desenhar as personagens sabendo que iriam ser projectadas em 3D?

Baseei-me no que aprendi enquanto artista conceptual com o Stan Winston. Começar com um bom desenho e depois esculpi-o em barro para lhe dar dimensão. Para passar do papel para a realidade. Fizemos o mesmo com Cameron. Depois ele guiou-nos com base na experiência e no conhecimento que tem da tecnologia 3D.

Também é dos que pensam que os 3D é a terceira revolução do cinema, depois do som e da cor?

Acredito que James Cameron está a revolucionar a maneira como vemos filmes, tentando trazer de volta as pessoas às salas com uma "experiência", mais do que apenas um "filme". "Avatar" é o início de uma nova era no cinema e no entretenimento em geral, com a sua abordagem vanguardista dos 3D.

Depois de ter visto o filme pensa que vai ser mesmo um marco no cinema contemporâneo?

Cameron está a levar a tecnologia no cinema para a frente, ao mesmo tempo que faz algo de original e novo, o que é raro nos dias de hoje. A indústria do cinema pensava que a Branca de Neve ia destruir os Estúdios Disney. Hoje é a mesma coisa. O público ainda não vê a visão de Cameron.Para mim é um visionário, alguém que abre as portas para o futuro.

Pensa que este filme lhe vai trazer ainda mais oportunidades de trabalho?

Tendo trabalhado com James Cameron em "Avatar" já me abriu portas como artista independente. Passei dois meses a trabalhar com a companhia de Robert Rodriguez nos novos filmes da série "Predador" e estou agora no novo "Conan". Mas sempre aberto a novos trabalhos. Se quiserem, mandem-me um email para [email protected].

Dizia-se que alguns membros da equipa do "Terminator 2" usavam uma t-shirt onde se lia "T3? - Comigo Não". Também diria que não a um "Avatar 2"?

Tenho duas coisas a dizer em relação a isso. Em primeiro lugar, James Cameron é um indivíduo incrivelmente simpático e inspirador, além de tremendamente trabalhador e perfeccionista. Em segundo lugar, diverti-me tanto que diria: "Avatar 2 e 3? Não se esqueçam de mim!"
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1455741
 
Top