Ventos e Ventanias

Ferrei_ra

Registered
Messages
14
Boas
Na epoca em que estamos com ventos as parabolicas teem tendendencia a oscilar e a provocar freezes na imagem.Na minha antena de 80cm bem apertada que estava e quando o vento era mais forte fazia bastantes frizes e eu questionei-me porque seria.Depoisde observar bem vi que nao era da fixaçao ao mastro mas sim do suporte onde segura a parabola que oscilava assim deu-me a ideia de colocar duas espias como vou descrever.
Arranjei dois varoes de aluminio de 8mm e fiz uma rosca M8 em cada extremo.Comprei dois esquadros de ferro com 45º que existe á venda em lojas de ferragens eu comprei no Bricomarche,2 passa-fios que se compra numa loja onde vende borrachas para automoveis,porcas de 8mm e anilhas.Faz-se um furo de 12mm na aba da parabola mais ao menos ao centro e coloca-se o passa-fios.Na extremidade dos varoes coloca-se uma porca e enfia-se o varao no passa-fios e coloca-se outra porca do lado contrario,o passa-fios vai servir de cardan para a inclinaçao do varao.Na braçadeira que segura a antena geralmente sobra sempre um bocado na parte da rosca,ai coloca-se uma porca e uma anilha,coloca-se o esquadro e outra anilha e porca para segurar o esquadro.A outra ponta do varao coloca-se uma porca e uma anilha e mete-se no outro lado do esquadro e coloca-se outra anilha e porca.Depois é so apertar o varao de maneira que nao obrigue a antena a sair do sitio ou seja deve-se apertar as porcas no esquadro so para que o varao fique seguro e nao puxe a antena.Quem nao quiser utilizar varao de aluminio e fazer rosca pode utilizar aqueles varoes ja roscados que se vendem nas lojas de ferragens e cortar á medida.Depois de colocado estes varoes pode-se sempre regular o azimute da antena basta para isso aliviar as porcas que apertam ao mastro sem haver necessidade de desmontar os varoes.Para regular a elevaçao basta aliviar as porcas que seguram os varoes ao esquadros para que os varoes possam oscilar.
Os varoes sao de 8mm para antenas acima de 90cm aconcelho varoes de 10 ou 12mm
Junto estao umas fotos do material necessario e montado numa antena.
Boas Montagens
Cumps
 
Top